ConfirmAki Mensageiro: uso por um assistente

O painel Web do ConfirmAki e o aplicativo Mensageiro receberam uma atualização importante: a possibilidade de uso do aplicativo por um assistente.

Esta função permite que o cliente defina através do painel web assistentes que poderão efetuar o envio de mensagens de RSVP através do WhatsApp, sem que seja necessário repassar a estes o ID e senha de acesso ao painel.

Ou seja, o cliente do ConfirmAki (assessor de eventos, promotor de eventos, etc.) pode delegar o envio de mensagens de RSVP via WhatsApp a seus assistentes sem revelar sua senha de acesso ao sistema. Trata-se de um recurso de segurança importante.

Veja como funciona. O cliente usa o seu ID e senha de acesso para acessar o painel web do ConfirmAki como de costume. Feito isso, ele já tem à sua disposição um novo item de menu chamado Assistentes.

Clicando nesta opção do menu, a página de Assistentes é mostrada. Para inserir um novo assistente, basta clicar no ícone correspondente.

A tela para inclusão (ou alteração) só tem 2 campos. Basta preencher e clicar para atualizar (pode ser utilizado qualquer um dos 2 disponíveis).

Ao atualizar, a tela seguinte confirma a inclusão e lhe retorna um ID de uso exclusivo deste novo assistente.

No exemplo acima, o ID é o 11A3. É este ID que deve ser encaminhado ao novo assistente para que ele tenha acesso ao aplicativo. Note que não foi informada uma senha. O próprio assistente deverá fazer isso no primeiro acesso ao aplicativo ConfirmAki Mensageiro.

O assistente, de posse deste ID, deve ir na loja de aplicativos (no momento, apenas Android), baixar o aplicativo ConfirmAki Mensageiro e iniciar o uso.

O assistente deve escolher a opção de Assistente para ser direcionado à sua tela de login.

No primeiro acesso o assistente irá informar apenas o ID recebido para seu uso e tocar no botão Prosseguir. A senha não deve ser informada, já que ainda não foi definida.

Sendo o primeiro acesso, o aplicativo irá reconhecer esta situação e levar o assistente a uma página para que ele defina uma senha de sua preferência.

Pronto! Senha definida e aplicativo pronto para enviar as mensagens de RSVP via WhatsApp. O assistente deverá seguir as orientações de uso do aplicativo e promover o envio individual de todas as mensagens preparadas.

O aplicativo irá disponibilizar para o assistente o envio de cada uma das mensagens já preparadas pelo organizador. Usando uma tela duplica, o processo é muito rápido (veja este post).

As mensagens preparadas, sem distinção de evento, estarão prontas para o envio. O aplicativo irá buscar cada uma das que ainda não foram enviadas e a apresentará para envio. Assim, se mais de um evento estiver sendo tratado para um RSVP, ambos estarão sendo processados e encaminhados.