Warning: is_readable(): open_basedir restriction in effect. File(/languages//pt_BR.mo) is not within the allowed path(s): (/home/site/:/tmp:/opt/remi/php74/root/usr/share:/usr/local/php/7.4/lib/php:/usr/share:/etc/pki/tls/certs:./:/dev/urandom) in /home/site/www/wp-includes/l10n.php on line 783
Blog – ConfirmAki

Versão 2 do RSVP via Whatsapp

Estamos lançando hoje a versão 2 do serviço RSVP via Whatsapp. Esta versão melhora o funcionamento e apresentação em basicamente nestes pontos:

  • Um mecanismo de upload de convidados via planilha melhorado.
  • Uma divisão de mensagens para cada convidado: primeiro vai o texto que você escrever para o seu convidado. Logo em seguida vai uma segunda mensagem com o nome do evento e um link para que o seu convidado siga e veja os dados do evento.
  • Mudança na tela de apresentação do evento, onde o convidado encontra o texto que você escrever e as opções previstas de confirmação: Sim, Não e Talvez (de acordo com o que você definiu).
  • O processo de envio está aprimorado, com um controle inteligente de tempo entre as mensagens.
  • A inclusão automática de uma informação de rodapé na primeira mensagem, com um texto e conteúdo dinâmico, ajudando a prevenir que o Whatsapp marque os envios como SPAM.
  • Uma mudança na forma de consumo dos créditos: 4 a cada preparação de mensagem e apenas 1 na confirmação realizada pelo convidado.

Vamos repassar os passos para a criação do evento, preparação e envio das mensagens.

Entre no painel, escolha o tipo de evento RSVP Whatsapp.

Clique no ícone para incluir o evento. Preencha com as informações básicas do evento. Lembre-se que o título, local, data e hora do evento serão apresentados automaticamente na tela de confirmação e na mensagem com o convite. Você deve definir também qual é a data/hora limite para a confirmação. Depois deste limite, as confirmações não serão mais aceitas.

Se você tem poucos convidados ou recebeu alguns extras, você pode incluí-los manualmente.

Entretanto, a forma mais rápida e fácil é fazer o upload de uma planilha simples com os dados dos convidados. Você pode inserir várias planilhas. Cada uma delas irá receber uma identificação e você poderá modificar o texto do convite para cada lote antes de preparar as mensagens para envio. Por exemplo, se você quiser enviar um texto com o nome da noiva para os convidados dela e com o nome do noivo para os convidados dele, faça 2 planilhas separadas e modifique o texto no momento de escolher o lote para preparação.

Agora é hora de prepara a mensagem que será enviada. Você tem códigos que permitem personalizar a mensagem. São eles: ##convidado_nome## (para trocar pelo nome do convidado), ##convidado_qtde## (para trocar pela quantidade de acompanhantes que o convidado irá trazer) e ##convidado_obs## (para trocar por qualquer informação que você colocar no campo de observação). A cada mensagem gerada o sistema irá trocar automaticamente estes códigos pelo que você informou a cada convidado.

Você ainda tem a tela de apresentação do convidado para preparar. Neste espaço você descreve o que desejar para complementar as informações já repassadas no convite. Traje, detalhes do local, estacionamento, ponto de encontro, etc. Qualquer informação que você julgar necessária pode ser inserida aqui. Estas informações serão apresentadas quando o convidado clicar no link do evento para realizar a confirmação.

Agora chegou a hora de preparar as mensagens. Você pode prepara o envio para todos ou apenas para parte dos convidados. A informação do lote pode ajudar na escolha dos destinatários.

Uma vez que as mensagens estejam preparadas, chegou a hora do disparo das mensagens. Você deve vincular o Whatsapp que você vai usar para o envio dos convites com o nosso servidor e pronto. O sistema se encarregará de disparar as mensagens (convite e link) para cada um dos convidados.

A qualquer momento você pode obter um resumo das confirmações. Fica a seu critério reenviar a mensagem para quem ainda não confirmou ou declinou o convite (tem uma opção no sistema para isso).

Ficou em dúvida? Escreva para contato@confirmaki.com.br que teremos prazer em lhe orientar.

Cuidados com o RSVP via Whatsapp

O serviço ConfirmAki RSVP via Whatsapp é muito útil para quem precisa convidar pessoas para um evento e deseja ter a confirmação antecipada da presença (RSVP). E como o Whatsapp é quase onipresente nos celulares das pessoas do Brasil, ele é uma ferramenta excelente para este tipo de serviço.

Entretanto, o Whatsapp é muito criterioso com o envio de mensagens em lote, por considerar que são invasivas e não solicitadas. Então, seguem alguns pontos importantes que devem ser considerados em sua estratégia de envio.

  • Use um número exclusivo: não use seu número pessoal para este trabalho. O bloqueio do número por parte do Whatsapp é um risco real.
  • Esquete o número antes dos envios: um chip com número exclusivo, é a melhor solução. Mas não compre e comece a usar sem antes “esquentar” o número. Faça o envio manual de diversas mensagens a pessoas conhecidas, peça para aceitar a conversa (aparece naquele rodapé que o Whatsapp insere na conversa quando a mensagem vem de alguém desconhecido).
  • Se for viável, insira os convidados na lista de contatos antecipadamente.

ConfirmAki usa o FastZap para os disparos de WhatsApp

FastZap

Para efetuar os disparos das mensagens através do WhatsApp o ConfirmAki usa os serviços do FastZap!

Ele executa as funções de forma similar ao WebWhatsapp que você já está acostumado mas sem a necessidade de você manter o seu navegador aberto.

O número do disparo é o seu. Assim, quem receber sua mensagem saberá quem está enviando e poderá até interagir com você. Todas as mensagens enviadas e recebidas estarão em seu aparelho.

ConfirmAki RSVP WhatsApp: agora com disparo via servidor

Uma novidade que deve ajudar muito os assessores de casamento: o RSVP WhatsApp com envio dos convites via servidor! Isso mesmo. O ConfirmAki RSVP WhatsApp acaba de ganhar um novo e importante recurso: os convites são enviados através de um servidor de forma automática.

A criação do evento, a inclusão dos convidados, a preparação do texto da mensagem e da tela informativa ao convidado continuam iguais. O que muda é a possibilidade de enviar as mensagens rapidamente e através do seu número de WhatsApp automaticamente.

Para saber como atuar com o ConfirmAki RSVP WhatsApp veja estes links:

Uma vez que as mensagens tenha sido preparadas, aí é clicar no ícone do WhatsApp e seguir as orientações.

Basicamente o que acontece é uma simulação do serviço WhatsApp Web, mas o envio passa a ser responsabilidade do sistema!

Esses são os passos para permitir este uso:
1 – Pegue o seu aparelho celular e abra o WhatsApp.
2 – Toque nos 3 pontinhos na parte superior direita e em seguida toque na opção WhatsApp Web.
3 – Na parte central da nova tela toque em “Conectar um aparelho”.
4 – Clique no botão “Iniciar!” ao lado e assim que aparecer a imagem do QRCode na tela, escaneie-o com o seu celular (seja rápido).
5 – Uma vez autenticado, será iniciado o processo de envio das mensagens já preparadas.
6 – Caso a imagem seja recusada, espere a troca da imagem na tela e tente novamente.
7 – Ao sair desta tela o envio é suspenso. Havendo mais mensagens a enviar, será preciso retornar e manter a tela aberta até o término.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  • A autorização dada em seu WhatsApp é exclusiva para o envio das mensagens já preparadas.
  • Não use o seu próprio Whatsapp Web durante o envio das mensagens. Apenas um pode estar em funcionamento simultaneamente.
  • O servidor guarda esta autorização para uso futuro. Em nova execução, não será preciso autorizar novamente.
  • Você poderá ver em seu aparelho celular cada uma das mensagens enviadas pelo sistema.
  • Você pode revogar a autorização diretamente através do seu WhatsApp.

Conheça agora este novo recurso! Faça um novo evento e comprove!

Como todo novo sistema ou função, é possível que ocorram falhas ou dúvidas. Se você se deparar com algo assim, faça contato conosco. O mesmo é válido para sugestões.

Bom evento!

RSVP para Controle de Lotação com tela de administração simplificada para celular

O controle de lotação para eventos abertos exige agilidade. Então, acaba de ser liberada uma nova função: uma tela de administração simplificada para celular.

Com esta tela você confere, através de um celular, o número de confirmações até o momento e a lista das pessoas que já confirmaram a presença.

É uma tela única, com acesso direto a este resumo. As funções completas continuam existindo no painel de administração Web.

Qual a vantagem desta tela simplificada? De seu celular e sem necessidade de login, você confere a posição atualizada do número de confirmações já recebidas para seu evento e a lista das pessoas que confirmaram. A partir desta tela você também pode remover uma confirmação equivocada ou duplicada.

O link para a tela é apresentado no painel Web, após a configuração do RSVP para o evento (veja como criar e configurar seu evento neste post).

Um ponto importante que o administrador precisa ter em mente é que qualquer pessoa com o link terá acesso às mesmas funções, sem necessidade de senha. Desse modo, o link só deve ser fornecido a quem tem responsabilidade por esta administração.

RSVP para Controle de Lotação de presença física com novo visual e nova função

Uma atualização da função RSVP no ConfirmAki PRO apresenta duas novidades:

1 – Novo visual, com melhor apresentação em celular.

Considerando que o convite aberto é enviado pelo WhatsApp, nada mais natural do que a tela estar preparada para uma tela pequena. Com esta atualização, o visual foi preparado para isso.

2 – Indicação da lotação para o evento, a qual é considerada no momento do aceite da confirmação por parte do convidado.

Se você ainda não conhece esta modalidade de RSVP, veja este post para mais detalhes.

Se a lotação não foi atingida, a tela de confirmação apresenta o campo definido para a digitação do visitante:

Tela do RSVP com vagas para o evento

No caso de lotação esgotada, o convidado continua vendo as informações do evento, mas com um aviso de que a lotação está esgotada e não permite mais a indicação de nome:

Tela do RSVP sem mais vagas para o evento

E onde isso é informado? Na tela dos detalhes do RSVP do evento há um campo para isso:

Você pode informar a quantidade precisa ou com alguma variação (para mais ou para menos) para sua conveniência.

ConfirmAki RSVP: Uma auxílio no controle de lotação de presença física em eventos abertos

Em tempos de COVID-19 uma nova realidade sanitária está se impondo: o controle de lotação em eventos abertos ao público.

As prefeituras de quase todas as cidades estão editando decretos com uma regulamentação sobre ocupação de espaços para eventos. Isso tanto no aspecto de adaptações físicas como em termos de utilização do espaço, com a limitação da capacidade de pessoas no recinto.

Mas como administrar a limitação de público? Não é agradável ter que impedir a entrada de algum convidado para algum evento no momento que ele chega ao local. Além de ser algo desagradável, há questão que a pessoa se deslocou até o local.

Uma forma que pode ser considerada é o pedido de confirmação de presença (o famoso RSVP) para que o organizador do evento possa saber de antemão quantas pessoas estão informando que irão comparecer.

Mas imagine você, como organizador do evento, administrar cada confirmação!

É aí que o ConfirmAki RSVP pode lhe ajudar. Para atender a esta demanda específica, foi criada uma variação do evento social comum (casamento, festas de aniversário, etc.) e simplificado o processo.

Veja como funciona

  • Você cria um evento PRO no sistema (se você nunca usou, use a parte inicial desta orientação) . Basta preencher os campos iniciais básicos. Veja imagem abaixo como exemplo. Não esqueça de marcar a opção de RSVP como SIM.
Exemplo tela de cadastramento de evento PRO com RSVP
  • Uma vez criado o evento, clique no ícone do RSVP que irá ser apresentado. É por ele que você irá fazer a configuração do texto explicativo do evento.
ícone RSVP
  • Clique na frase “Detalhes para apresentação na tela de RSVP” e escreva um texto falando do seu evento. Pode ser orientação geral, endereço, horário em que se encerra a aceitação da confirmação ou qualquer outra informação que você achar conveniente que o seu convidado conheça. Você pode inserir uma imagem ou foto (ideal é ela tenha largura máxima de 430 pixels). Ainda nesta tela, marque a opção de visual Simplificado. Este visual é bem mais simples do que o visual normal.
  • Uma vez criado o evento e a tela de RSVP você passa a ter um link para distribuir aos seus convidados. O link é similar a este: https://www.confirmaki.com.br/C_rsvp.asp?e=1774&t=n (clique para ver um exemplo).
    Basta enviar este link pelo Whatsapp, Facebook, email ou qualquer outro meio. Quem receber, ao clicar, será direcionado à página de confirmação.

As pessoas irão receber e confirmar. Mas como o organizador sabe a aceitação? Fácil. Basta voltar ao painel, localizar o evento, clicar no mesmo ícone de RSVP e escolher a opção “Resumo das confirmações” para ver o resumo. Se quiser ver os nomes, escolha a opção “Detalhamento das confirmações” e você terá a lista completa dos nomes confirmados.


Organizador

Uma única vez o organizador pode colocar suas informações no cadastro e estas informações irão aparecer no lado direito da tela de confirmação. Para isso, no painel Web, vá em “Seu Cadastro” e “Tela RSVP”. Faça um texto ou se apresente da forma que desejar. Você pode também inserir uma imagem.

ConfirmAki Mensageiro: uso por um assistente

ATENÇÃO: post desatualizado. Veja novas informações aqui.

O painel Web do ConfirmAki e o aplicativo Mensageiro receberam uma atualização importante: a possibilidade de uso do aplicativo por um assistente.

Esta função permite que o cliente defina através do painel web assistentes que poderão efetuar o envio de mensagens de RSVP através do WhatsApp, sem que seja necessário repassar a estes o ID e senha de acesso ao painel.

Ou seja, o cliente do ConfirmAki (assessor de eventos, promotor de eventos, etc.) pode delegar o envio de mensagens de RSVP via WhatsApp a seus assistentes sem revelar sua senha de acesso ao sistema. Trata-se de um recurso de segurança importante.

Veja como funciona. O cliente usa o seu ID e senha de acesso para acessar o painel web do ConfirmAki como de costume. Feito isso, ele já tem à sua disposição um novo item de menu chamado Assistentes.

Clicando nesta opção do menu, a página de Assistentes é mostrada. Para inserir um novo assistente, basta clicar no ícone correspondente.

A tela para inclusão (ou alteração) só tem 2 campos. Basta preencher e clicar para atualizar (pode ser utilizado qualquer um dos 2 disponíveis).

Ao atualizar, a tela seguinte confirma a inclusão e lhe retorna um ID de uso exclusivo deste novo assistente.

No exemplo acima, o ID é o 11A3. É este ID que deve ser encaminhado ao novo assistente para que ele tenha acesso ao aplicativo. Note que não foi informada uma senha. O próprio assistente deverá fazer isso no primeiro acesso ao aplicativo ConfirmAki Mensageiro.

O assistente, de posse deste ID, deve ir na loja de aplicativos (no momento, apenas Android), baixar o aplicativo ConfirmAki Mensageiro e iniciar o uso.

O assistente deve escolher a opção de Assistente para ser direcionado à sua tela de login.

No primeiro acesso o assistente irá informar apenas o ID recebido para seu uso e tocar no botão Prosseguir. A senha não deve ser informada, já que ainda não foi definida.

Sendo o primeiro acesso, o aplicativo irá reconhecer esta situação e levar o assistente a uma página para que ele defina uma senha de sua preferência.

Pronto! Senha definida e aplicativo pronto para enviar as mensagens de RSVP via WhatsApp. O assistente deverá seguir as orientações de uso do aplicativo e promover o envio individual de todas as mensagens preparadas.

O aplicativo irá disponibilizar para o assistente o envio de cada uma das mensagens já preparadas pelo organizador. Usando uma tela duplica, o processo é muito rápido (veja este post).

As mensagens preparadas, sem distinção de evento, estarão prontas para o envio. O aplicativo irá buscar cada uma das que ainda não foram enviadas e a apresentará para envio. Assim, se mais de um evento estiver sendo tratado para um RSVP, ambos estarão sendo processados e encaminhados.

Tela dupla para ConfirmAki Mensageiro

ATENÇÃO: post desatualizado. Veja novas informações aqui.

O app ConfirmAki Mensageiro é a ligação entre as mensagens preparadas no Painel Web do ConfirmAki e o WhatsApp.

Ao se identificar, o app busca a primeira mensagem que está na fila para envio e chama o WhatsApp no aparelho, já com a janela de chat do convidado, de acordo com o número do telefone. Não é preciso ter o convidado cadastrado na lista de contatos do aparelho.

Uma vez com a tela do WhatsApp aberta e o texto já pronto, é só tocar no ícone de envio do WhatsApp e pronto. A mensagem já foi enviada ao convidado.

Acontece que a partir desta ação é preciso retornar ao app para buscar nova mensagem para prosseguir com os envios. Aqui é que entra um recurso de grande parte dos aparelhos Android: a tela dupla!

Veja a imagem abaixo:

Em uma mesma tela você mantém 2 apps funcionando e visíveis. Neste exemplo, a primeira metade da tela é o app ConfirmAki Mensageiro e na segunda parte você vê o WhatsApp. Como isso ajuda? Simples, na parte de cima você toca no botão “Próxima mensagem”. O app busca no servidor qual é a próxima mensagem e já leva para dentro do WhatsApp, faltando apenas tocar no botão de envio. Feito isso, toque de novo no “Próxima mensagem” e repita os passos.

Em pouco tempo você envia centenas de mensagens para os convidados, sem ter que ficar trocando de tela. É uma ferramenta muito interessante e que se traduz em muita velocidade.

Cada aparelho/sistema com este recurso tem uma forma de ativar a janela dupla. Procure na internet por este recurso e de acordo com o seu aparelho.

Para entender todo o processo, desde o início, veja este post sobre o RSVP via WhatsApp.

RSVP via WhatsApp: vídeo promocional

Acabamos de lançar um pequeno vídeo promocional do novo serviço que o ConfirmAki colocou no ar, o ConfirmAki RSVP via WhatsApp.

O vídeo pode ser visto através deste link: https://www.youtube.com/watch?v=U6Rh980PNlU&rel=0 ou através da área abaixo.

Uma das partes deste serviço é um novo app, para Android, que faz a ponte entre as mensagens geradas pelo sistema e o WhatsApp. Este app deve ser instalado no mesmo aparelho que tenha o WhastApp funcionando para que trabalhem em conjunto.

O download deste app pode ser feito através do link https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.htsnet.confirmaki_mensageiro